segunda-feira, 19 de maio de 2014

Meia da Régua 2014


A nossa participação na Meia Maratona da Régua, definitivamente, serviu para concluirmos que em futuras deslocações do NAT, teremos sempre que alugar dois transportes. Uma camioneta para os atletas e um carro pesado de carga para sacos e bagagens. Qualquer dia não chegamos a tempo de correr, demoramos mais a carregar os sacos do que na viagem.
Como somos muito cuidadosos, não suportamos que as nossas garrafas se sintam apertadas. O vidro não reage bem com a fricção e pode pressionar o néctar no seu interior, alterando assim o  sabor e o seu complexo vitamínico.


O nosso autocarro era enorme! Mais parecia um comboio. Berrava nas subidas e tremia a descer, mas lá acabou por nos levar a correr.  Contudo, apesar de ser do tempo da “guerra de 14” e os estofos não serem em pele,  até desempenhou bem o seu papel.

Depressa chegámos à Régua. Todos equipados à maneira e logo nos dirigimos ao comboio para cursarmos até ao local de partida. O comboio era pequeno para tanta gente, parecíamos sardinha enlatada, tal era o cheiro a sovacos que pairava no ar! A meia dúzia de carruagens que a locomotiva puxava, deveriam ser seguramente o dobro! Assim, talvez todos chegassem a tempo da partida, e não 10 minutos mais tarde, como aconteceu a alguns. Felizmente, a ninguém da nossa gente!

Isto custa é partir! Depois é só deixar ir… Como praticamente todos os nossos atletas parecem rapazes novos, apesar de se encontrarem numa avançada idade de maduração, encaram uma meia sem grande aflição. Para os mais maçaricos, cai sempre bem absorver a experiência dos mais traquejados, não corram desidratados e  não arrostem a competição com desaforo , pois correm o risco de acabarem a soro…
O sol não deu tréguas. No final, cansados e esturricados, ficámos honrados com a tatuagem da camisola do NAT nas costas, que o sol nos ofereceu!

Importante, mesmo importante, foi o almoço para retemperarmos as nossas calorias e recuperar o equilíbrio electrolítico, destruído ao longo dos 21 Km…

A elite na Meia da Régua...
Meu Deus... meu Deus... porque me abandonaste..
Não sei onde é que isto vai parar...vou acabar a soro...
Sou o número um, o melhor dos talochas...
O empeno vai ser durante a semana...
Estou mesmo bem... mais uma bocado e atiro-me para o chão...
Vou dedicar-me à pesca... a barriga não ajuda muito...
Mais um recorde...estou uma fera...
Rebento com esta malta toda...
A vida é dura...
Sinto-me tão bem...

Parabéns aos vencedores... o NAT é o maior!


Fotos


VÍDEORealização: Prof. Carlos Justo 

domingo, 11 de maio de 2014

*******************************************
Os atletas do NAT têm dignificado o nome da camisola que envergam.
Semana após semana, seja pista, estrada ou montanha, todos contribuem para que o NAT, cada vez mais, seja uma referência e um exemplo, para todos aqueles que acompanham o atletismo.

Temos jovens na pista com resultados promissores. O Tiago alcançou um recorde pessoal de 2’50’’ aos 1000 m, o Alexandre melhorou a sua marca e fez 3’06’’ e o Luís com 3’09’’ na sua primeira experiência de competição em pista. O Paulinho, fora de combate há um mês, recomeça agora os treinos, lentamente. O Hugo, têm para breve a sua primeira experiência em competição na pista. Na estrada, já começa a parecer um atleta…

Em provas de estrada, tivemos atletas do NAT a correr na Póvoa de Lanhoso, Maratona de Paris, Maratona de Hamburgo, Airão, Gaia, Braga (pista), Serzedo, Vila Flor, Esposende e Cortegaça.
Tudo isto em pouco mais de um mês.
Como habitualmente, o Augusto Costa já nos habituou ao primeiro lugar do pódio, lugar do qual, muito raramente é desalojado.

O nosso atleta Pedro Regueiras alcançou o 3º lugar do pódio, no Ultra Trail do Marão, uma prova com dureza extrema, na versão Maratona.
Tendo em consideração que a dificuldade maior da corrida, advém do ritmo que impomos e não da distância que percorremos, o Pedro fez uma prova excelente, soube gerir um ritmo forte, ajustado à distância da prova. Conseguiu, assim, um histórico resultado para o seu palmarés.
Até os "talochas" já ganham dinheiro...
Quase que ganhava uma bicicleta...
Pela primeira vez no pódio...
Em plena competição...
O futebol era menos cansativo...

Os meninos com as campeãs
A caminho do pódio 
Póvoa de Lanhoso. Dois estavam com sono, mas acabaram por acordar...

A 2ª classificada queria subir ao pódio a fazer o pino. Não conseguiu...

Fotos Póvoa de Lanhoso



Fotos Serzedo / Vila Flor / S. Salvador do Campo.


Fotos Trail do Marão.